terça-feira, 20 de outubro de 2009

Menina dos olhos do atletismo, Bárbara Leôncio sonha com voos mais altos

Atleta completa 18 anos e treina para em 2010 dar trabalho às rivais mais experientes, já sonhando com os Jogos de Londres-2012 e Rio-2016.

        Há nove anos, uma menina de pernas finas, pele marcada e pés descalços foi apresentada ao técnico Paulo Servo como alguém capaz de correr mais rápido do que qualquer menino. Era na pista que Bárbara Leôncio deixava para trás todos os obstáculos que a vida teimava em lhe impor. Correu tanto que acabou se transformando em campeã mundial dos 200m rasos aos 15 anos. Depois dali, viu os caminhos começarem a se abrir.

Deixou de dormir no chão de um cômodo que dividia com mais oito pessoas na comunidade Dois Irmãos e se mudou para uma casa em Curicica com a mãe e os irmãos, onde paga o aluguel, ajuda a família e tem um quarto só para ela. Virou estrela do vídeo da candidatura do Rio a sede dos Jogos de 2016, dirigido pelo cineasta Fernando Meirelles, e sentou-se ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na apresentação em Copenhague. Nesta quarta-feira, Bárbara completa 18 anos e planeja alçar voos ainda maiores.

- Quando ela estava gravando o vídeo, falou para o Paulo: "Professor, acho que vou mudar de ideia e virar atriz". Assim que voltou da Dinamarca, veio nos dizer que agora tinha um compromisso muito grande com as Olimpíadas de 2016. Viu que aquele tinha sido um grande acontecimento na vida dela - disse Dona Terezinha, esposa de Paulo Servo. 
- Imagina para uma menina pobre, com dificuldades de tudo, se ver num Mundial? Antes da final dos 100m rasos, na pista de aquecimento, ela esqueceu até mesmo como se ajustava o bloco. Deu um branco, mas ela chegou em quarto lugar depois. No começo, Bárbara não contava com o apoio da mãe para seguir no atletismo. Era muito complicado. Hoje ela já recebeu três convites para estudar em universidades americanas mas resolveu ficar. Lá é outro mundo, outra vida, e ela iria estranhar. Aqui tem tudo de que precisa, e já apareceu mais gente interessada em ajudá-la financeiramente. Essa menina vai ser uma atleta ímpar - disse Paulo, que comanda o projeto "Lançar-se para o Futuro" e conta com três patrocinadores.

E esses momentos costumam ser pontuados com lágrimas. Assim como fez durante a apresentação do vídeo em Copenhague, Bárbara costuma chorar sempre que assiste à fita com as imagens de sua vitória no Mundial da República Tcheca, em 2007. Um dia antes de subir ao alto do pódio, a menina de origem humilde se viu no meio de gigantes e sentiu. 


A certeza de que Bárbara tinha capacidade de ser grande fez o treinador abrir as portas de sua casa e tirar dinheiro do próprio bolso para melhorar sua saúde.  
- Ela era uma menina muito magra, a gente só via o joelho dela. Tinha problemas de pele que não cicatrizavam e problemas para respirar. A gente sempre procurou alimentar os atletas que competem. Bárbara vai ser boa profissional porque é dedicada demais. Muitas vezes tive que brigar com ela e mandá-la para casa porque não queria parar de treinar. É uma menina dócil, amiga, que agora conta com orientação psicológica e está melhorando muito com essa ajuda. A partir do ano que vem, se tudo correr bem, vai começar a ficar complicado para o pessoal do adulto. Bárbara já trabalha para tentar um lugar na delegação que irá aos Jogos de Londres-2012 - afirma Paulo. 


Embora já tenha no currículo o ouro nos 200m no Mundial de Menores e o bronze no 4x100m no Mundial Juvenil, conquistado no ano passado na Polônia, a jovem atleta que quer cursar a faculdade de Educação Física, ainda não correu a prova que o treinador acredita que será sua especialidade no futuro: os 400m rasos. Por enquanto, o técnico segue determinado a transformar a promessa em realidade.  

  
                    
Fonte: globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário